Fechar
ProjetosSobreContactos
enpt

António Braga

Autoria Enológica Independente

António Braga é um experiente enólogo que se aventura pela primeira vez em nome próprio, com o objectivo de contar histórias nunca antes contadas através dos seus vinhos. Assim, propusemo-nos a criar uma marca de vinhos sobre histórias.

Categorias

Branding
Packaging Design
Design de Rótulos

No entanto, embora António Braga seja uma marca focada em histórias, estas não são contos populares, conhecidos por todos e contados por muitos. Estas histórias são criações do próprio António, fruto do seu conhecimento e ponto de vista. Isto motivou-nos a representar o António não como um contador de histórias, mas como um autor.

Para tal encontramos inspiração num marco visual da história das histórias: a página de rosto de um livro. Mais do que uma capa, muitas vezes desenhada para seduzir e representar a história, a folha de rosto é o ponto onde o autor é apresentado como criador da história, imediatamente antes do começo da narrativa.

Dois aspectos importantes das páginas de rosto foram centrais no desenvolvimento da marca: os layouts de fortes hierarquias tipográficas e o caracter fino do papel, através do qual se conseguia antever a sombra da próxima página e, consequentemente, do início da história.

Assim, no packaging de cada vinho, existem sempre duas camadas. A primeira, tal como uma folha de rosto, é composta de tipografia impactante, destacando o nome do António como autor da obra. A segunda, mais clássica e reminescente da primeira página de um romance, conta a história de cada vinho. No packaging isto foi alcançado envolvendo a garrafa com uma folha de seda na qual está inscrita a “folha de rosto” que, uma vez removida, revela a “primeira página” no rótulo da garrafa.

A conexão da marca com as histórias é completada com outros detalhes de inspiração editorial: o símbolo e o selo da marca prestam homenagem aos antigos selos das editoras, enquanto por todo o packaging e comunicação se encontram termos de origem literária como “editado em” ou “uma história de”.