Azeite Fausto
Assumidamente ostensivo
Insatisfeito com os limites da condição humana, Dr Fausto abandonou a serpente de Asclépio da medicina por outra bastante mais antiga: uma serpente que há muito tempo levava os corações dos homens a sucumbir aos seus próprios desejos desde os tempos do jardim do Éden.
Negociando com o diabo, embarcou numa viagem de conhecimento infinito, prazer imensurável e, até, amor. Sim, perdeu a alma. Mas não sem antes provar o fugidío sabor da verdadeira felicidade.
E quem entre nós o poderia culpar?
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Dieline Awards 2020 / 1º lugar - ConceptPentawards 2019 / Prata - Luxury concept
Podemos usar o azeite para o seu antigo propósito de mitigar maleitas. Ou, como Dr Fausto, podemos entregar-nos de corpo e alma ao mais genuino êxtase gastronómico.
Mesmo que uma única vez.
Esta é a filosofia que guia Faust, um azeite assumidamente ostensivo, criado por, e para, o prazer.
No lettering, o T invertido representa a queda em desgraça de Fausto, reminescente da cruz invertida do satanismo. Como ícone, apoderamo-nos do próprio Bastão de Asclépio. Ou antes, uma versão corrompida do mesmo. Substituindo o bastão pelo T invertido de Fausto como a peça central, o ícone perde o seu papel como símbolo da medicina, assumindo-se como uma metáfora de um homem envolto — e escravizado — pelos seus desejos. A serpente, num traço quase medieval, é mais próxima da amaldiçoada serpente bíblica do que do símbolo neutro geralmente associado com Asclépio.
No packaging, a textura do gargalo transporta o aperto da serpente para a garrafa em forma de frasco de Erlenmeyer — garrafa esta que, como Fausto, é culpada da traição das suas origens medicinais pelos prazeres do mundano. Revestida com um acabamento rugoso mate, o seu aspecto háptico e quente é enganador, visto que o seu corpo de alumínio lhe confere um toque frio e metálico — diabólico, poder-se-ia dizer. Este contraste é acentuado pelo uso de cortiça em certos detalhes: um material antigo e tradicional, também ele familiarizado com os costumes mais levianos de outras bebidas.
O packaging exterior foi desenhado para ser ao mesmo tempo decorativo e funcional. Um sistema magnético une, como que por artes mágicas, o conjunto: Base, baixa de transporte e garrafa. Depois de desmontada, a caixa de transporte pode ser facilmente despedaçada e reciclada. Com tanto pecado, deviamos a nós mesmos pelo menos uma tentativa de redenção.