Fechar
ProjetosSobreContactos
enpt

Ferreira Porto Clássicos

Uma viagem de comboio ao passado

Ferreira é uma das marcas de vinho do Porto mais antigas e mais carismáticas. Com mais de 250 anos de história, homenageia e continua o legado deixado por Dona Antónia Ferreira, a icónica mulher que no século XIX ajudou a transformar a empresa numa das maiores e melhores produtoras de vinho do Douro. A sua mentalidade empreendedora e dinâmica está presente ainda hoje, numa marca em constante evolução.

Categorias

Packaging Design
Design de Rótulos
Comunicação
-

PRÉMIOS


Clube de Criativos / Bronze - Rótulos

O estúdio VOLTA foi convidado a criar a nova imagem da sua gama de vinhos clássicos: Tawny, Ruby, White e Lágrima. Como são vinhos com uma concorrência feroz nas prateleiras, este redesign deveria diferenciar totalmente a marca dos seus concorrentes, sem alienar os seus consumidores fiéis.
Os rótulos e embalagens deveriam enfatizar a rica história da marca, especificamente as suas origens e orgulhosa herança portuguesa, reforçando a ligação emocional/histórica com os seus consumidores e recuperar o seu famoso e intemporal slogan “Foi você que pediu?”.

Começámos por pesquisar os arquivos de Ferreira, com centenas de rótulos antigos: encontrámos uma rica herança de belas e variadas formas, cores e estilos tipográficos.
Inspirados no estudo de Bruno Munari da bandeira do Japão e no “Copo de Beaujolais” de Alan Fletcher, estudámos a concorrência e criámos um novo rótulo em formato oval que “força” o espectador a concentrar-se no “interior” do rótulo.

Também nos inspirámos na linha de comboio do Douro: Dona Antonia investiu tempo e dinheiro nesta linha para ajudar ao desenvolvimento dos negócios, da região e da sua comunidade.
O layout das estações ferroviárias e sua icónica tipografia modular vernacular foram a base do nosso layout gráfico, dando à nova imagem de Ferreira uma aparência marcante (mesmo que clássica) e verdadeiramente significativa.

Esta tipografia modular é um ícone gráfico do próprio Douro. A sua utilização nos rótulos e embalagens de Ferreira celebra Portugal, o Douro e as suas pessoas, reforçando o orgulhoso espírito português da marca.

O sucesso deste redesign foi imediato, resultando num aumento de vendas superior a 10% no primeiro ano.