Lancers Wine
Revisitar um ícone
Lancers é um vinho incontornável em Portugal e no mundo: mais de 75 anos de história e frescura, com forte presença em mercados como EUA e Itália e um posicionamento eternamente jovem e descomprometido. A imagem de Lancers já sofreu várias mudanças no passado, com evoluções da sua icónica garrafa em forma de “granada”, mas a marca sentia que que estava a perder força e relevância no seu target jovem, urbano e cada vez mais digital.
Categorias
BrandingPackaging Design
Design de Rótulos
O trabalho do estúdio VOLTA resultou de um trabalho estratégico prévio de posicionamento da marca, que determinou linhas mestras para guiar a nossa proposta visual. No mesmo definiu-se que era imperativo criar um packaging mais premium e contemporâneo, que ajudasse a elevar a percepção de valor da marca e que ao mesmo tempo reforçasse pontos distintivos da mesma: a opacidade da garrafa e a curiosidade que provoca.
Para resolver este desafio foram abordados vários pontos de contacto da marca: a decoração da garrafa, a assinatura da marca, o seu logotipo e finalmente o seu símbolo.
Para definir a decoração da garrafa, foi feita uma análise histórica da sua evolução de modo a perceber se havia pontos a recuperar. A solução de “perder o rótulo” já havia sido usada e marcou uma mudança clara em relação à imagem anterior: sem a moldura, os conteúdos tem mais destaque e ao mesmo tempo mais leveza. Já a sleeve passou a ser metalizada, trazendo o look premium e contemporâneo que a marca procurava.
No logotipo alterámos a tipografia, usando uma fonte com fortes contrastes de espessura e extremidades marcadas, moderna e marcante sem perder o seu toque clássico. Quanto ao símbolo, estudámos a pintura que foi a inspiração inicial da criação da marca Lancers: “La Rendicion de Breda” ou “Las Lanzas”de Diego Velasquez. Cruzámos as icónicas lanças da pintura com a chave da cidade de Bredas que é entregue ao general Ambrosio de Spinola. Se as lanças representam uma atitude de coragem e vontade, a chave é um símbolo de segurança mas também de curiosidade (o que será que abre?).
Por fim, a assinatura “Refresca a tua curiosidade”, reforça a icónica opacidade da garrafa de Lancers e a curiosidade que provoca, ao mesmo tempo que remete para a frescura da marca e do produto. Tudo isto eleva a perceção de qualidade da marca, enquanto que as zonas transparentes da sleeve nos dão um vislumbre do vinho, aguçando a curiosidade e tentando-nos a experimentá-lo.
O resultado final é um packaging com uma imagem jovem, premium e acessível, cujo brilho e transparências aumentam a frescura procurada e refrescam a nossa curiosidade de revisitar este icónico vinho.