Fechar
ProjetosSobreContactos
enpt

Cookii by Flama

Cozinhar uma nova marca

O estúdio VOLTA foi recentemente convidado a fazer o rebranding do Cookii, o robot de cozinha da marca portuguesa de eletrodomésticos FLAMA. O objetivo era criar uma renovada identidade visual, mais limpa e intemporal, que passasse uma imagem de qualidade acessível através de uma estética mais moderna. O círculo foi a base conceptual do projeto, pois representa os mais simples ícones associados a comida e à própria Cookii — o prato, o copo, o recipiente da Cookii, os botões da mesma.

Categorias

Branding
Packaging Design

Os dois ii’s da palavra passaram a ser o foco do logotipo: ao dar cores contrastantes aos seus pontos, agora circulares, tornaram-se um símbolo da variedade de possibilidades que a Cookii abre — diferentes utilizadores, diferentes pratos e diferentes modos de cozinhar.
Assim, toda a identidade é baseada na circularidade, desde o logotipo, à tipografia secundária, composta de pontos, à fotografia utilizada no packaging: planeou-se um photoshoot com grandes círculos nas cores da marca, que funcionam como pano de fundo da fotografia do produto, criando um enorme foco visual no linear. Também as fotografias de ambiente, com pratos confeccionados vistos de cima, mantêm esse aspecto circular.
O resultado é um rebranding que coloca a marca num patamar de qualidade superior ao que ocupava e mais coerente com a qualidade e imagem do produto.

Ao estudarmos o logotipo antigo, quisemos antes de mais, alterar a tipografia, demasiado decorativa, optando antes por uma mais limpa, geométrica e arredondada, com um aspecto mais moderno. O coração que encabeçava o logotipo foi eliminado passando o seu protagonismo para os dois pontos dos ii — dois círculos perfeitos graças à nova tipografia escolhida.

Criámos ainda guias editoriais para o Cookii Cookbook, um livro de receitas lançado pela marca que demonstra todo o potencial culinário da Cookii. Estas guidelines estão suportadas na nova linguagem visual criada, mais clean e elegante mas ainda assim bastante impactante.